quarta-feira, 26 de maio de 2010

terça-feira, 25 de maio de 2010

Os desafios da linguagem no século XXI - Pedro Demo

A escola precisa mudar sim, e muito, para acompanhar o ritmo dos alunos de hoje. São muitos os atrativos que a criança encontra fora da escola, são muitas as habilidades que desenvolve em casa, no computador, na internet... que ela não encontra na escola. E é por isso que a escola acaba se tornando um espaço desinteressante para criança. Então, é necessário que aconteça uma grande mudança na escola, e o professor é a peça chave para que essa mudança possa ocorrer. Nada substitui o professor, isso é certo, porém, ele precisa entender a realidade do aluno de hoje e trabalhar isso a seu favor e não contra. Não que deva excluir o texto por exemplo, mas sim trabalhar o texto como o aluno o vê hoje, com várias possibilidades: som, imagem, animação, interação, construção... daí sim vai se tornar interessante.
O Professor precisa se desvincular um pouco da ideia de "dar aulas" e se preocupar que o aluno realmente aprenda. Que perquise, elabore, escreva - aprenda. Mas para que possa despertar esse interesse nos alunos, o professor também necessita de cuidados. Precisa se atualizar, entender das novas linguagens, possa fazer uso das tecnologias a favor da aprendizagem. Se for capaz de fazer isso, daí sim a escola vai estar à altura da criança de hoje.

terça-feira, 18 de maio de 2010

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Alegoria da Caverna - Teatro de Filosofia

Projeto de Trabalho desenvolvido na escola pelo professor Katiano na Disciplina de Filosofia com alunos da 2 Série do Ensino Médio. Colaborei um pouco nessa atividade, conversando com o Professor, pensando que poderia utilizar o Teatro para a Atividade solicitada no Curso. Assim, fotografamos as apresentações e as fotos estão disponíveis aqui. A Atividade completa está somente no Blog do Professor Katiano.


terça-feira, 11 de maio de 2010

"Saltos no Tempo"

Lucas Ciavata em sua entrevista, deixa claro que o grupo "Bloco do Passo" só atingiu aquela maravilhosa sincronia que vimos no vídeo, graças à postura profissional que assumiram, e essa postura só se consegue com determinação e seriedade. É preciso acreditar que vale a pena se esforçar para aprender aquilo que se quer. E isso vale para cada novo desafio que o professor lança para seus alunos.

Interessante que cada integrante do grupo sabe exatamente o que deve fazer, e cada um colabora para que a participação do outro seja importante também. Então é um trabalho onde cada um faz a sua parte para o sucesso do grupo. Pensando num trabalho semelhante utilizando as tecnologias, podemos citar o que aprendemos nesse curso que é o texto colaborativo. O professor pode orientar os alunos de uma turma por exemplo, a criarem um texto sobre determinado assunto que estejam estudando. Cada um irá contribuir, porém para poder contribuir terá que buscar conhecimentos sobre o tema. No final, será um texto só,mas com a riqueza de idéias e e participação de muitos.

E como cita Ciavata no final de sua entrevista, não podemos esquecer de que todos os estudantes estão sempre dispostos a vencer um desafio, desde que tenham a certeza de que possuem e sabem usar as ferramentas necessárias para vencê-lo. Daí a importância da orientação e acompanhamento do Professor, e o mais importante, o professor precisa conhecer os mecanismos e as ferramentas para poder ensinar...