Lucas Ciavata em sua entrevista, deixa claro que o grupo "Bloco do Passo" só atingiu aquela maravilhosa sincronia que vimos no vídeo, graças à postura profissional que assumiram, e essa postura só se consegue com determinação e seriedade. É preciso acreditar que vale a pena se esforçar para aprender aquilo que se quer. E isso vale para cada novo desafio que o professor lança para seus alunos.
Interessante que cada integrante do grupo sabe exatamente o que deve fazer, e cada um colabora para que a participação do outro seja importante também. Então é um trabalho onde cada um faz a sua parte para o sucesso do grupo. Pensando num trabalho semelhante utilizando as tecnologias, podemos citar o que aprendemos nesse curso que é o texto colaborativo. O professor pode orientar os alunos de uma turma por exemplo, a criarem um texto sobre determinado assunto que estejam estudando. Cada um irá contribuir, porém para poder contribuir terá que buscar conhecimentos sobre o tema. No final, será um texto só,mas com a riqueza de idéias e e participação de muitos.
E como cita Ciavata no final de sua entrevista, não podemos esquecer de que todos os estudantes estão sempre dispostos a vencer um desafio, desde que tenham a certeza de que possuem e sabem usar as ferramentas necessárias para vencê-lo. Daí a importância da orientação e acompanhamento do Professor, e o mais importante, o professor precisa conhecer os mecanismos e as ferramentas para poder ensinar...
terça-feira, 11 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário