Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.
Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisa ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. E nessa socidade da aprendizagem, aprender constitui uma exigência social crescente e uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico dos cidadãos.
Graças às novas tecnologias da informação, a escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos e, às vezes, nem mesmo a principal. O que se pode fazer é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhas permitam uma assimilição crítica da informação. vivemos em uma sociedade da informação que só se converte em uma verdadeira sociedade do conhecimento para alguns, aqueles que puderam ter acesso às capacidades que permitem desentranhar e ordenar essa informação (Pozo, 2003).
As Tecnologias são excelente ferramenta para auxiliar na Aprendizagem. Porém, de acordo com o que se pode constatar no vídeo "Tecnologia ou Metodologia", de nada adianta novas tecnologias se não se muda a forma de ensinar, se não se muda a metodologia de ensino.
Mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores. Por isso, a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor, com mudanças de mentalidade e antigas concepções sobre a aprendizagem e o ensino.
É importante que todas as pessoas envolvidas no processo de educação saibam fazer uso da tecnologias para facilitar seu trabalho e ampliar o conhecimento dos alunos.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário