quarta-feira, 3 de março de 2010

Entrevista/vídeo com Dowbor

O Professor Dowbor demonstra no vídeo sua preocupação com o futuro da Educação no Brasil e no mundo. A necessidade de conhecimento em todas as áreas está aumentndo de maneira assustadora, o que não é diferente em relação às novas tecnologias. Há uma grande dificuldade porém, dos professores terem acesso ou terem o domínio dessas tecnologias para poderem transmitir aos alunos, para interagirem com eles. Diante dessa nova realidade, é preciso pensar a Escola num sentido mais amplo, uma Escola articuladora dos diversos espaços de conhecimento. A informação vem da escola, mas vem muito mais da televisão... é preciso usar de maneira inteligente.
Grande parte das empresas hoje exigem qualificação. O uso de novas tecnologias demanda pessoas preparadas, as empresas oferecem cursos de requalificação nas diferentes áreas e a Escola tem papel fundamental nessa qualificação.
A visão democratizante da Educação é que todos possam ter acesso à Educação, possam interagir entre trabalho e Educação.

Um comentário:

  1. O mundo do trabalho requer profissionais preparados e criativos. Cabe a escola possibilitar o acesso ao conhecimento, desenvolver o senso crítico e a postura pessoal de busca (pesquisa, estudo).

    ResponderExcluir